Apesar de os assaltos contra estabelecimentos comerciais estarem sendo combatidos e preocuparem a Polícia Militar, os furtos e assaltos a transeuntes também chamam a atenção. De acordo com o tenente Romualdo, o morador, tanto na rua quanto em sua residência, precisa se cercar de alguns cuidados a fim de evitar ser vítima dos marginais.
Partindo de um princípio sociológico de que o sujeito deve se apropriar do espaço como se este fosse seu, o militar revela que nem todos cuidam para aumentar sua segurança pessoal e familiar. “Muitas pessoas andam com celulares ou produtos de grande valor e não tomam as devidas precauções. Em vários casos, essas pessoas estão sendo observadas e o bandido está apenas esperando o melhor momento para agir”, diz, reforçando a necessidade de todos cuidarem da estética da segurança.
No nos bairros atendidos pela 41ª Cia de Polícia Militar, com sede na Aisp – Área Integrada de Segurança Pública – existe a Rede de Vizinhos Protegidos, que, como o próprio nome diz, funciona como uma grande aliança entre os moradores, na qual cada um cuida da sua residência e também fica de olho na segurança do próximo. “Por exemplo: se um vizinho meu viajou e eu noto alguma movimentação estranha na residência dele, imediatamente aciono a polícia para que seja feita uma averiguação. Com esse sistema, os furtos e assaltos a residências, não só no bairro, mas em toda a cidade, sofreram queda nos últimos tempos”, revela.
No quadro abaixo, você confere algumas dicas para aumentar a sua segurança. (PB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário