quarta-feira, 21 de março de 2012

Agendamento de consultas por telefone trás benefícios para a população idosa

Além das pessoas acima dos 60 anos, gestantes e 
deficientes físicos também têm direito ao benefício
 Ao lado da esposa, Vicente de Paula Silva espera o táxi para voltar a sua casa, 
                                              após ser atendido na URS Boa Vista


Paulo Borges

Unidade Regional de Saúde do bairro Boa Vista. Três da tarde de uma segunda-feira, sol escaldante e, apesar disso, o semblante de satisfação no rosto do senhor Vicente de Paula Silva, 54 anos, demonstra que ele conseguiu o que queria na URS. Após ser atendido por um oftalmologista da rede pública, Vicente conta que não precisou pegar fila nem para marcar a consulta e muito menos para ser atendido. “Isso é sinal de que a coisa está funcionando”, dispara, alegre por estar voltando para casa ao lado da esposa, Carita Tirone, 49 anos.
A satisfação do senhor Vicente tem explicação. Ele é um dos beneficiados pelo programa de agendamento de consultas implantado na cidade há cerca de um ano. O projeto, de autoria do vereador Afrânio Cardoso Lara Resende, foi encaminhado em forma de requerimento ao prefeito, que, após aprovar a idéia, fez questão de colocá-la em prática. “Mostrei para ele a importância de a pessoa idosa, gestante ou deficiente física, não precisar se deslocar a uma UB simplesmente para marcar a consulta. Dada a dificuldade da locomoção dessas pessoas, o que buscamos foi implantar esse projeto e atender os que mais precisam”, explica o vereador, lembrando que toda UBS – Unidade Básica de Saúde –  deve ter afixado em local visível o número do telefone que se refere ao agendamento de consultas.
Com o agendamento via telefone, o paciente, que deve ser cadastrado na rede pública de saúde, só vai precisar se locomover no dia da consulta. “Isso traz mais tranqüilidade e acaba com aqueles sacrifícios de idosos, gestantes ou deficientes dormindo em filas. Em Uberaba, isso não tem acontecido. Temos de mostrar para as pessoas que é um projeto fundamental e está funcionando. O que queremos é saúde para todos, o que se reverte em qualidade de vida para a população”, encerra.
Quanto ao senhor Vicente, ele deixa claro um dos maiores benefícios do agendamento. “Não preciso mais madrugar para tentar ir ao médico. Ligo, marco e espero para ser atendido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário