terça-feira, 19 de junho de 2012

Orquestra Ouro Preto se apresenta em Uberaba


Com 12 anos de história e apresentações
em cidades do Brasil e do exterior,
a Orquestra Ouro Preto apresenta repertório formado
por tangos e música brasileira de concerto


Após concertos em diversas cidades mineiras e a realização do elogiado espetáculo Valencianas - homenagem aos 40 anos da carreira de Alceu Valença -, a Orquestra Ouro Preto chega a Uberaba. Com entrada gratuita, o grupo realiza concerto na próxima sexta-feira, às 20h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.
Regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto leva à cidade do Triangulo Mineiro um repertório especial, tendo como referência os pilares de atuação que conformam sua identidade. Do repertório padrão, representado pelos grandes cânones da música erudita mundial, a Orquestra Ouro Preto executa a célebre Aria da 4ª Corda de Johan Sebastian Bach (1685 – 1750), peça que faz parte da suíte Nº 3 para Orquestra, uma das obras mais importantes do compositor alemão.
O segundo momento do concerto privilegia a música de concerto feita no Brasil. Assim, o grupo apresenta os três movimentos que integram o Míniconcerto para Cordas, do compositor Cláudio Santoro (1919 – 1989) e a brasileiríssima Mourão, famosa peça de Guerra-Peixe (1914 – 1993), fortemente inspirada no Movimento Armorial, iniciativa artística nordestina que teve como objetivo criar uma arte erudita fundamentada em expressões da cultura popular brasileira.
Tendo o compositor e bandoneonísta argentino Rufo Herrera (1933 -) como convidado, a Orquestra Ouro Preto encerra o concerto apresentando sua verve experimental. Com um repertório formado por milongas e tangos tradicionais, tais como El Choclo e La Cumparsita, até expressões do Nuevo Tango de Astor Piazzolla, a exemplo de Adiós Nonino, Libertango e Milonga Del Ángel, as músicas foram arranjadas pelo próprio Rufo que, ao som de seu bandoneón, promete emocionar o público em Uberaba.


História da orquestra

A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e do exterior.
Em seu legado, destaca-se a gravação e o lançamento do disco Latinidades - indicado em 2007 ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental - a estreia, em abril de 2012, do espetáculo Valencianas ao lado de Alceu Valença - homenagem aos 40 anos de carreira do cantor e compositor pernambucano - e a participação em agosto de 2012 da International Beatles Week em Liverpool, Inglaterra. O vasto leque de atuação do grupo chamou atenção da Petrobras que, desde outubro de 2011, é sua patrocinadora majoritária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário