sábado, 19 de maio de 2012

O menino que deu nome a uma rua do bairro



Falecido ainda criança, José de Almeida 
era muito querido no bairro e por isso recebeu a homenagem póstuma


Localizada quase no final da Elias Cruvinel,
 a Menino José de Almeida é uma das principais vias do bairro

Paulo Borges

Pouco, ou muito pouco, se sabe sobre quem foi José de Almeida. Apesar de ser um nome comum, talvez, você leitor do Boa Vista em Foco, o reconheça pelo nome Menino José de Almeida, o mesmo que dá nome a uma das principais ruas do bairro.
Mas, afinal, quem foi esse menino que em forma de homenagem batizou uma rua com o seu nome?
Pois bem. Segundo a irmã do José de Almeida, a aposentada Sônia de Almeida Menezes, 71 anos, ele era uma criança saudável, inteligente e muito querida no bairro. Na década de 1950, porém, acabou sendo vítima de uma fatalidade, no momento em que saia de casa para brincar com seu outro irmão,Waldeir de Almeida. “Os dois haviam saído para brincar um pouco. Porém, quando chegaram na esquina com a avenida Elias Cruvinel, um caminhão acabou atingindo o José, que não resistiu e veio a falecer. Ele devia ter uns 9 anos, mas não me lembro muito bem”, conta, demonstrando emoção a se lembrar da história.
Como José era muito querido, assim como toda a sua família, por todos os moradores do bairro, o então prefeito Eurípedes Craide decidiu fazer uma homenagem póstuma. “Decidiram homenageá-lo dando o nome dele a rua. Sinto-me feliz, pois pelo menos um da nossa família foi homenageado dessa forma, tendo uma rua com seu nome”, explica, Sônia, antiga servente da escola Boa Vista e mãe de duas filhas.
Além de José e Sônia, o casal Ademar José de Almeida e Olivia Dyonisio de Almeida, ainda teve mais três filhos: Valdeir de Almeida, Eurípedes Almeida e Edna Almeida Marquez, sendo que esta última já faleceu.

NOTA
Na edição impressa do BVF, um equívoco levou nossa reportagem a publicar que Waldeir de Almeida já havia falecido, o que não é verdade. Em tempo, Waldeir, que é leitor do BVF, tem 69 anos, é casado e tem cinco filhos, reside e trabalha no bairro como contador.
Ontem, após tomar conhecimento do engano, a equipe do BVF entrou em contato com o Waldeir, que se disse contente a homenagem feita ao seu irmão, José de Almeida.
"Gostei muito da matéria e como nascido no bairro Boa Vista e morador em Uberaba, desde o nascimento, achei muito importante a homenagem tanto a que deu origem ao nome da rua quanto à forma de trazer à comunidade do bairro, informação do por que do nomes da rua e que foi a pessoa que lhe deu origem...", disse.

Waldeir de Almeida em seu escritório, no bairro Boa Vista.

7 comentários:

  1. Edinho Makarrao Setecolinas: lembro da rua na terra eheheheheh to veinho eheh

    Jefferson Alcantara: Acostumamos a ver nomes de rua, mas, pouco nos atentamos à origem destes nomes. Muito interessante a reportagem!

    Luciene Borges: ‎Jefferson Alcantara, só o Diretor do Jornal BOA VISTA EM FOCO, Paulo Borges, nesse jornalismo investigativo perfeito pra descobrir umas curiosidades dessas... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Zé Silva II, Vanessa Peixoto, Machiinee Batera, Leandro Pegorari, Keyla E. Euler, Harrison Gonçalves, Rose Dutra, Charbel Tohmé Saad,
    David Tchai, Elisa Kiosz, Bruno Rocha, Bruno Almeida, Arthur Matos Fotógrafo, Dani Maia Estrelinha, Diego Fabiano, Vinícius Silva, Vinicius Caetano Nunens, Paulo Borges, Jefferson Alcantara, Edinho Makarrao Setecolinas, Alan Damas, Colunista Karina Andreatta II, Sélen Rodrigues
    e Antonio Carlos curtiram essa publicação no Facebook.

    ResponderExcluir
  3. Diego Fabiano:
    Nossa, Lu!!! Não sabia... :D História interessantíssima!!!

    ResponderExcluir
  4. Giselda Campos:
    Luciene Borges, a matéria é muito interessante. Mas tem um problema: o Eurípedes Craide nunca foi prefeito. Um abraço.

    Wellington Cardoso Tavares:
    GOSTEI DA MATERIA.

    Paulo Borges:
    Na verdade, Eurípedes Craide foi vereador em Uberaba no período de 1954 a 1966.
    Minha fonte se confundiu. E eu errei ao não confirmar tal informação.
    #Foco

    ResponderExcluir
  5. Carlos Alberto Pereira:

    "Luciene, vi o seu jornal aqui pela internet e gostei muito. Bem escrito, bom conteúdo e bem diagramado."

    ResponderExcluir
  6. Cresci neste amado bairro do Boa Vista .Ali estudei no Boa Vista e me divertia na quadra do zé galinha nos fins de tarde que tinha verdadeiros clássicos .Ali nasceram craques que hoje estão em outros países mas não se esquecem das origens .MEU QUERIDO BAIRRO DA BOA VISTA ESTOU EM PORTUGAL MAS NÃO TE ESQUEÇO!

    ResponderExcluir
  7. Ele não tem 5 filhos e apenas dois.

    ResponderExcluir